Após reunião com prefeitos da região presidente do Consorcio do Piemonte participou de reunião na UPB

0
36

A presidência do Consórcio do Piemonte Norte do Itapicuru promoveu na manhã da última terça feira (08) reunião com representantes dos municípios que compõem a entidade. A reunião contou com a participação dos representantes dos municípios de Senhor do Bonfim, Filadélfia, Ponto Novo, Pindobaçu, Antonio Gonçalves, Campo Formoso, Andorinha , Calderão Grande  e Jaguarari.

CODEVASF, SEDUR, CONDER, CREA, EMBASA, INEMA, UNEB  e Ministério Público também participaram da reunião. O encontro teve como objetivo  discutir a questão dos resídios sólidos e saneamento básico.  Preocupado com a questão dos lixões na região, o presidente do consorcio, Marlos Andre, solicitou apoio dos órgãos do estado e Ministério Público no sentido de todos juntos encontrarem uma forma para implantar o aterro sanitário em alguns municípios da região ,“o prazo para implantação dos aterros sanitários termina no mês de agosto de 2014, estamos preocupados,  até por quer o município que não cumprir as normas ficará impedido de celebrar convênio com governo federal e estadual”, destacou Marlos Andre.

100_4987-300x225Durante a reunião os representantes  da CODEVASF, CREA, SEDUR , CONDER, INEMA, UNEB e demais órgãos  se comprometeram em ajudar e orientar no que for preciso.

Já o Ministério público representado por doutora, Itala Suzana, lamentou a ausência das faculdades e aproveitou para deixar bem claro que a partir de agosto de 2014 a lei será cumprida,”não tem dinheiro para realizar festa, então”, lembrou a promotora.

Ainda na terça feira (08) o Presidente do Consórcio Marlos Andre teve que viajar para salvador onde na quarta feira (09), na sede da UPB (União dos Prefeito da Bahia), ajudou na elaboração de documentos que serão entregue a presidente Dilma.

Presidentes de 13 consórcios intermunicipais, além de representantes municipalistas lotaram a sala de reunião da UPB e chegaram a seguinte conclusão: vão entregar um documento reivindicatório a Presidente Dilma na terça-feira (dia 15) pela manhã em Salvador e pela tarde estarão todos em Brasília para pressionar deputados e senadores pela PEC 39 dos 2% e também do plano dos consórcios para emenda de saneamento. Todos os presidentes de consórcios intermunicipais da Bahia já estão articulando com os gestores de suas regiões para fechar as prefeituras no dia 25 de outubro em protesto, mas sem prejudicar os serviços essenciais.

O presidente do Consocio do Piemonte Norte Itapicuru, Marlos Andre disse que essa mobilização é importante para garantir a governabilidade dos municípios que não tem condições de garantir estrutura mínima da administração e sensibilizar o governo federal e as lideranças de Brasília.

*Do IvanSilvaNoticia

SEM COMENTÁRIO