Secretaria da Educação do Estado realiza sorteio eletrônico para Educação Profissional nesta terça-feira

0
427

cursos-tecnicos-gratuitos-2014-BahiaA Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, nesta terça-feira (4/2), o sorteio eletrônico para o preenchimento de 10.610 vagas para cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação subsequente. A oferta contempla 58 centros territoriais e estaduais de Educação Profissional e oito anexos, localizados em 55 municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. O sorteio acontecerá às 15h,no Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Rua das Muriçocas, Paralela, em Salvador.

Em 2014, foram registradas 83.507 inscrições. Os inscritos são jovens e trabalhadores que querem voltar à escola para fazer um curso técnico de nível médio, e obter qualificação profissional necessária para atender e se beneficiar das demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia. O resultado estará disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Ao todo, 46 cursos técnicos de nível médio são ofertados e, entre os mais concorridos na capital, estão: Edificações, com 64,2 concorrentes por vaga, no turno noturno, ofertado pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Viera (CEEP); Enfermagem, com 55,7 candidatos por vaga, e Análises Clínicas, com 48,4 inscritos por vaga, ambos ofertados no turno noturno, pelo Ceep em Saúde Anísio Teixeira. O curso técnico em Petroquímica, ofertado no Cetep da RMS, em Camaçari, teve a procura de 30 concorrentes por vaga.

Já no interior, os cursos mais procurados foram: Segurança do Trabalho, com 30,8 candidatos por vaga, ofertado no Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte/Agreste Baiano (Cetep), em Alagoinhas e Enfermagem, registrando 42,6 candidatos por vaga, no Cetep Portal do Sertão, em Feira de Santana.

Controle social – Quem reside na capital poderá acompanhar o sorteio eletrônico presencialmente, pois é aberto ao público e contará com o acompanhamento de representantes do Ministério Público Estadual, do Tribunal de Contas, da Auditoria Geral do Estado, do Conselho Estadual de Educação, além de professores, estudantes, pais e mães.

Já quem mora no interior, poderá acompanhar por videoconferência diretamente dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) das Direc dos municípios de Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Caetité, Eunápolis, Feira de Santana e Guanambi. A videoconferência também será transmitida dos NTE das Direc em Ibotirama, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jequié, Juazeiro, Macaúbas, Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas e Valença.

Matrícula – A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá de 25 de fevereiro a sete de março de 2014. Nesse período, deverão se dirigir aos centros territoriais e estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram, no turno para o qual pleiteou a vaga. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência e histórico escolar.

Só serão aceitos Atestados de Conclusão de curso para os alunos que concluíram o ensino médio no ano letivo de 2013. Para os que concluíram nos anos anteriores a 2013 é obrigatória a apresentação do histórico escolar.

Todos os candidatos inscritos serão sorteados e classificados. Mas só serão convocados para matrícula, os classificados de acordo com o número de vagas ofertadas para cada centro.

Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica. O teste, de caráter eliminatório, será aplicado no próprio Centro durante o período de matrícula. Os estudantes já deverão se dirigir ao Centro com os documentos necessários, pois, se aprovados no teste de habilidade específica, efetivarão a matrícula imediatamente após o teste.

*Do Ascom Secretaria de Educação
Governo do Estado da Bahia

SEM COMENTÁRIO