Univasf lança atividades do novo Plano de Desenvolvimento Institucional nesta sexta-feira (22)

0
29

Logo_UNIVASF NOTÍCIAS_10anos1

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) dará início, nas próximas semanas, à elaboração do seu novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que subsidiará o planejamento estratégico da instituição para os próximos dez anos e passará a vigorar a partir de 2015. O processo de elaboração do documento será coordenado por uma Comissão de Sistematização (CS), composta por cinco membros pertencentes ao quadro de servidores da Universidade, e o intuito é envolver toda a comunidade, interna e externa. O evento de abertura das atividades do novo PDI será realizado nesta sexta-feira (22), às 19h, no Miniauditório 2 do Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA). 

A solenidade contará com a presença do reitor Julianeli Tolentino de Lima, que irá abrir o evento. Também irão participar Raquel Borges, servidora da Universidade Federal do Pará (UFPA), e Andrei Cavalheiro, professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Os palestrantes convidados falarão sobre as experiências de suas instituições na elaboração de seus Planos de Desenvolvimento Institucional. O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Univasf e presidente da CS, Cordeiro Neto, irá encerrar a programação de lançamento. 

Para a elaboração do novo PDI serão criados oito Grupos de Trabalho (GTs), que terão cada um, no mínimo, 12 integrantes, dos quais cinco serão indicados pelas Câmaras, Comissões e grupos da Universidade relacionados a cada área. Há ainda sete vagas a serem preenchidas por meio de chamada aberta por parte da CS. Os servidores interessados em participar dos GTs deverão se manifestar, até sexta-feira (22), pelo e-mail: pdi10anos@univasf.edu.br. Os GTs são: Ensino de Graduação e Pós-Graduação; Pesquisa e Inovação; Extensão, Arte e Cultura; Assistência Estudantil; Gestão Universitária – Pessoas; Gestão Universitária – Infraestrutura; Gestão Universitária – Organização Administrativa; Gestão de TI e Comunicação. 

Os trabalhos serão acompanhados pela CS do PDI, composta por cinco membros: duas representações indicadas pelo Conselho Universitário (Conuni), os docentes Clóvis Ramos e Ana Emília Queiroz; dois representantes da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cordeiro Neto e Mônica Tomé; e um representante do Gabinete da Reitoria, o vice-reitor Telio Nobre Leite. Haverá ainda a Comissão Operacional, com sete integrantes, que dará apoio logístico ao processo de elaboração do documento. 

Segundo a vice-presidente da CS, Mônica Tomé, a expectativa é concluir os trabalhos em um prazo de seis a sete meses. O documento será submetido à apreciação do Conselho Universitário (Conuni) antes de entrar em vigor. Ao longo dos próximos meses, cada GT irá realizar reuniões abertas à participação de toda a comunidade e ao final produzirá um documento síntese com o resultado das discussões. A ideia, de acordo com ela, é promover reuniões itinerantes pelos diversos campi da Univasf. 

Mônica frisa que a participação de servidores e discentes da Univasf, bem como de representantes da comunidade externa, é de grande importância para que o processo de elaboração do novo PDI tenha êxito. “Vamos construir um documento que será primordial para a história da Universidade e de toda a região do Vale do São Francisco. Por isso, será essencial a participação das pessoas”, ressalta. O novo PDI já tem um site, pelo qual todos poderão acompanhar o seu desenvolvimento. 

PDI 2009 – Nos últimos cinco anos, o planejamento estratégico da instituição foi subsidiado pelo PDI 2009-2014, que permanece em vigor até o final deste ano. O documento atual pode ser acessado pelo site do novo PDI.

*Por Ascom UNIVASF

SEM COMENTÁRIO