Dê sua opinião e comente sobre a realização da Guerra de Espadas em Sr. do Bonfim

22
1087

guerra_de_espadas

Diante do atual cenário que vem sendo comentários nos quatros cantos de Senhor do Bonfim, sobre a realização ou não da Guerra de Espadas no dia 23 de Junho, o site BonfimNoticias.com decidiu abrir uma enquete online e saber a opinião dos internautas. Participe da enquete votando e também deixando seu comentário ao final da página.

Você é a favor da realização da Guerra de Espadas em Senhor do Bonfim?

  • Sim (96%, 269 Votes)
  • Não (4%, 11 Votes)

Total Voters: 280

Carregando ... Carregando ...

 

22 COMENTÁRIOS

  1. Sou a favor mas sabemos que Bonfim não é mais uma cidade de 20 anos atrás a cidade cresceu e o local centro comercial já não é mais propício a tal o que deve é encontrar um local adequado para o espetáculo Marquinhos velas rainha

  2. Hoje me deparei com vários comentários á respeito da liberação ou não da guerra de espadas e queria apenas deixar ciente aos espadeiros que a nossa guerra irá acontecer. No que pese todo o respeito que merece o Ministério Público é sabido que a orientação pelo MP enviada hoje para o município não tem poder algum de cancelar a guerra, como sei também que esse não foi o interesse do MP de causar tanto alvoroço na cidade, no entanto tal alvoroço ocorreu. Partindo do pressuposto de que o municipio através de seu prefeito tem autonomia sobre seu território e pensando também no direito da coletividade que o MP se preocupa, nós apaixonados pela guerra de espadas e totalmente defensores de nossas raízes e tradições temos que buscar proteção legal para mantermos essa guerra secular e que a partir de 2017 nossa situação possa estar regulamentada e que a preocupação seja apenas em manter acessa nossa chama. Iremos sempre respeitar as nossas instituições fiscalizadoras da lei, no entanto, necessitamos também do mínimo de respeito com as nossas tradições. O mesmo MP que enviou orientação hoje para o município foi o mesmo MP que não apareceu na audiência pública na câmara de vereadores essa semana. Só queremos respeito e direito ao contraditório e somos totalmente contra qualquer decisão unilateral até mesmo porque sempre estaremos aberto ao diálogo. Bom São João a todos e EXCELENTE GUERRA pra comunidade espadeira.

  3. A guerra de espadas é algo inexplicável. Diversos sentimentos são liberados durante o espetáculo que acontece todos os anos em nossa cidade no dia 23. Essa manifestação é do povo e ultrapassa décadas, portanto temos que preservar e fortalecer cada vez mais. Não deixaremos que uma minoria destrua a nossa tradição. #Salveanossaguerra

  4. 100% a favor, nós que somos Espadeiro vivemos como uma cigarra .Ficamos o ano inteiro se preparando para cantar,so que o nosso canto e no dia 23 de junho

  5. Estou em.são Paulo louco pra curtir meu são João na minha terrinha,lógico que não pode faltar o espetáculo de cores e fogo da tradicional e querida guerra de espadas,lamentável saber que querem banir nossa tradição, tem.coisas mais importante a serem resolvidas,saúde,educação, lazer,acorda pra vida PROMOTORA.

  6. Nasci e me criei nesse terra querida. Terra do bom começo.
    Deixem o FIM só pra o restante do nome da cidade, porque querer sufocar apagar dar um FIM na nossa guerra exterminar a nossa cultura é um absurdo.
    As manifestações populares a sua cultura é a identidade de um povo.
    Nós somos sim, somos daquela cidade que a cada 23 de Junho nos reunimos nos confraternizamos em volta de uma grande fogueira enquanto os olhos brilham o coração bate acelerado ao preseciarmos o show das espadas a coragem a intrepidez de espontâneos cidadãos bonfinenses e turistas vestidos a caráter protegidos por Deus através dos seus EPI’S.

    A expressão Guerra soa como algo maléfico negativo bem sabemos. Em contrapartida a guerra de espadas é a única guerra que seus soldados seus guerreiros vão ao campo de batalha não para aniquilar ou abater os indivíduos que estão do outro lado do front.
    Justo destacar que é totalmente o contrário.
    Seus valentes guerreiros ao se encontrarem se abraçam um oferece fogo para o outro acender a espada outros logo lhe vem com um copo de licor um punhado de amendoim cozido lhe oferecem sem mesmo lhe conhecer.
    Mais se parece a essência de irmãos de pais diferentes que não se viam a muito tempo.
    A intenção não é machucar nem ferir.
    É tão somente confraternizar e fazer com que se perdure por anos e anos como já vem de geração e geração este ícone símbolo maior do nosso São João.
    VIVA A NOSSA HISTÓRICA E IMORTAL GUERRA DE ESPADAS!

  7. A tradição é de pai para filho… assim como meu pai amava esse espetáculo, Eu passarei a meus filhos a essência desse espetáculo de cores! ETERNIZAR A GUERRA DE ESPADAS EM SR. DO BONFIM

  8. Eu sou a favor da guerra de espadas e uma tradição muito bonita na nossa cidade é atraí muitos turista pra nossa querida bonfim (A GERRA DE ESPADAS FAZ PARTE DA GENTE DA NOSSA CIDADE N DEIXEM ESSA CHAMA SE APAGAR!!!

  9. Sou a FAVOR 100% da Guerra. Bonfim já não tem nada, e o que tem de importante e lindo, o Povo quer tirar. ? Todos Anos tem uma Guerra de Espada em minha Rua, e amo! Solto Espada.
    Mulherada tbem solta Espada e tbem fazemos Parte desta Tradição que já mais poderá acabar!

  10. Tem q continuar. Sou de Bonfim e moro em juazeiro. Além de rever amigos e parentes, a guerra é o q ainda me faz ñ me enxergar em lugar algum desse planeta no dia 23 de junho.

  11. Espetaculo de espadas em Senhor do Bonfim no dia 23 de junho é um evento para ser imortalizado, pois alem do contexto cultural, nos traz notoriedade influenciando o turismo, geração de emprego e renda, diminuição nos indices de criminalidade, é uma confraternização de grande importância para a nossa historia. Não podemos deixar que isso desapareça de nosso cotidiano, nossa cidade tem uma importância regional justamente por sua cultura e a guerra é hoje o que temos de mais valor.
    Salve a nossa Tradição! !! SALVE A NOSSA HISTORIA!!!

  12. O Show de Espadas é uma das mais belas e contundentes expressão cultural do povo bonfinense , que vem sendo fortalecido de geração em geração, que diferencia e fortalece o nosso São João diferenciando de outros tantos, proporcionando alegria, gerando emprego e renda , e escrevendo nos anais das festas nordestinas a tradição deste evento secular.
    Cabe a todos nós; espadeiros, governo municipal, órgãos de segurança e a sociedade se unir e trabalharmos para que a segurança funcione melhor a cada ano.
    Proibir é uma insensatez!!! É apagar páginas importantes da nossa história, da história que faz ser grande a nossa querida Terra, Arraiá da Taprra, Vila Nova da Rainha , amada Senhor do Bonfim.

  13. Acho que é tradição e não pode ser enterrada aos momentos áureos de um São João,nossa terra ainda resiste e o São João ainda existe.

  14. Umas das cultura que mais admiro aqui em minha Cidade de Senhor do bonfim, não deixe essa chama se apagar sou 100℅ a favor da realização da guerra de espada .

  15. Com certeza sou a favor da realização da guerra de espadas em Senhor do Bonfim, além de ser uma tradição, muitas famílias sobreviverem da comercialização da espada.

  16. 100% a favor desse lindo espetáculo! Cultura e tradição não se apagam. Além de ser um evento totalmente organizado e que me encanta a cada ano mais e mais, um verdadeiro SHOW!!!

  17. A Guerra de espadas é um dos maiores símbolos da cidade de Senhor do Bonfim. Tradição não se apaga e esse fogo ainda vai brilhar por muitos anos !!

  18. Sou totalmente a favor, até porque além de ser uma tradição que já vem há anos sendo realizado em nossa cidade, também atualmente já existem os locais onde devem ser realizados, assim como também, só participa quem quer, pois os próprios sabem o riscos que pode ocorrer.

Comments are closed.