Cuscuz durinho ou molhadinho: como deixar o preparo do jeito que você gosta?

0
262

© Fornecido por Batanga Media Difusão pela Internet LTDA cuscuz paulista receita 012017 400×800

Cuscuz é sempre uma ótima opção de acompanhamento para pratos quentes ou frios, como saladas. No nordeste, o de milho é preparado até em refeições como lanches e café da manhã. Além de ser muito prático e fácil de fazer, ele também é bastante nutritivo e saboroso. A seguir, descubra como fazer duas variedades de cuscuz.

Diferença de cuzcuz e couscous

Molhadinho do tipo nordestino ou paulista

Para conseguir um prato mais molhadinho e macio, use o cuscuz ou a farinha de milho do tipo flocão e cozinhe no vapor para finalizar a receita. Comece misturando a massa de cuscuz ao sal, depois regue aos poucos a massa de cuscuz com a água ou caldo de legumes ou carne, até ficar todo molhado, mas não deixe encharcar demais.

Para saber se você colocou água suficiente no cuscuz, aperte a massa e veja se a massa fica unida sem escorrer água entre os dedos. Deixe descansar por 30 minutos, você vai perceber que a massa dobra de tamanho e fica bem flocada. Depois só é colocar numa cuscuzeira (a versão paulista é temperada com vegetais e carne ou frutos do mar) e deixar cozinhar no bafo por aproximadamente 10 a 15 minutos.

Soltinho e durinho “do tipo marroquino”

© Fornecido por Batanga Media Difusão pela Internet LTDA receita couscous marroquino 0117 400×800

Originário da África e ideal para o acompanhamento de molhos, como na culinária marroquina, ou para servir como base para saladas de forma parecida à quinua, opte pelos grãos do “couscous” do tipo marroquino que ficam mais soltinhos e ‘al dente’.

As proporções para cozinhar cuscuz são geralmente 1:1. Um pouco menos de água faz um cuscuz mais soltinho, bom para saladas ou parar servir com molhos. Um pouco mais de água o deixa mais macio e ligeiramente “papa” ou “pegajoso”. Uma xícara de cuscuz cru faz cerca de quatro xícaras de cuscuz cozido. Normalmente, ele só precisa ser misturado à água fervente e deixado descansando por alguns minutos antes de estar pronto para escorrer, temperar e comer.

SEM COMENTÁRIO