Barragem de Pindobaçu começa a transbordar após chuvas

0
784

A Barragem de Pindobaçu, localizado na cidade de mesmo nome, ultrapassou a capacidade máxima de armazenamento e começou a transbordar neste último domingo (17). Segundo a Embasa – Empresa Baiana de Águas e Saneamento, esse acontecimento já era esperado, depois do aumento no volume de água com as chuvas ocorridas nos meses de junho, julho e também dos últimos dias.

A Barragem de Pindobaçu tem capacidade para armazenar 16,8 milhões de m³ de água, e atualmente abastece a cidade de Pindobaçu através do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, e também, abastece as cidades de Saúde, Caém e Jacobina através da Embasa.

De acordo com Adriano Aleixo, Assessor de Comunicação da Embasa, o racionamento de água continua, mas que nos próximos dias será decidido algo em relação a essa situação. “A Embasa irá decidir nos próximos dias sobre a continuidade ou não do racionamento nestes três municípios atendidos pela Barragem de Pindobaçu e continuará atendendo com restrição na oferta de água os municípios atendidos pela Barragem de Ponto Novo até a sua recuperação em volume de água”, afirmou Adriano para a equipe do site BonfimNoticias.com.

Com esse transbordo, a água vai seguindo pelo leito do Rio Itapicuru e vai desaguar na Barragem de Ponto Novo, que poderá contribuir para melhorar o volume desta barragem que estava atingindo 30% de seu volume, conforme registro da última sexta-feira, dia 15.

SEM COMENTÁRIO