Escolas rurais de Sr. do Bonfim realizam encerramento do Programa Despertar

0
192

Organizadores do programa Despertar realizaram cerimônia de encerramento das atividades onde destacou as ações desenvolvidas pelos alunos das escolas participantes. No total, 35 unidades escolares formam cadastradas, dessas, a grande maioria, 31 escolas conseguiram efetivar as etapas exigidas pelo Programa realizado nas escolas da zona rural, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR-AR/BA e FAEB, em parceria com Sindicato e Prefeitura Municipal,

As atividades formam desenvolvidas desde o início de junho, por agentes de formação do município, em turmas da Educação Infantil ao 9º ano, multisseriadas e EJA (Educação de Jovens e adultos). As escolas participantes também elegeram um aluno, como Agente Despertar, responsável pela mobilização das ações do programa entre os estudantes. O agente foi escolhido mediante voto dos colegas da escola.

O Programa forma uma nova mentalidade nas crianças e nos jovens das escolas públicas, trabalhando temas como: Sustentabilidade, Empreendedorismo, Preservação do Meio Ambiente Cooperativíssimo entre outros. Além disso, as agentes orientam os alunos como poupar, reciclar e educação familiar.

“O Despertar tem o objetivo de promover a educação ambiental no campo voltada para a criação da consciência ecológica, alavancar mudanças comportamentais relacionadas ao meio ambiente, saúde, cidadania, ética, trabalho e consumo e, por consequência, contribuir para a formação de cidadãos críticos e reflexivos que buscam a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental”, comentou a secretária de Educação, Cristiane Maia.

Uma das unidades de ensino que se destacou no Programa foi a Escola Municipal Rui Barbosa, na região de Carrapichel, que abordou a temática do lixo. Os alunos realizaram na comunidade o “Dia D”, um grande mutirão limpeza e plantio de mudas de arvores nas margens do Rio Itapicuru-Mirim. Outra ação importante foi a implantação de uma horta comunitária na escola.

O tema desse ano do Programa Despertar foi “Viver Bem no Campo: Educação Ambiental, Saúde e Qualidade de Vida”.“Essa foi a primeira vez que o Programa aconteceu na rede municipal de ensino de Senhor do Bonfim. As ações do programa atenderam 3.481 alunos e teve 230 professores envolvidos,” informou a coordenadora do Despertar, Edineide Vitor Costa.

Para finalizar o Programa em âmbito estadual, será realizado um concurso envolvendo todas as escolas da Bahia cadastradas no programa. Serão premiadas as seguintes categorias: Agente Despertar, Experiência docente e Portfólio do coordenador. A solenidade de premiação acontecerá no dia 07 de dezembro, no Palace Hotel, em Feira de Santana, Av. Maria Quitéria, 1572 – Centro.

SEM COMENTÁRIO