Técnicos do Governo da Bahia vistam Centro de Reprodução de Animais de Andorinha

0
106

Na última quinta-feira, 8 de março, técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) por meio do Projeto Semiárido, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), estiveram visitando o Centro de Reprodução Animais de Andorinha.

O objetivo dos técnicos foi fazer os últimos ajustes no projeto de revitalização e reforma do equipamento público. Serão investidos cerca de R$ 200 mil – no centro que atuará no melhoramento genético do rebanho de ovinos e caprinos, através de técnicas modernas, inclusive inseminação artificial.

“Com a reforma nós vamos comercializar e reproduzir animais geneticamente de alta qualidade. O investimento do governo do Estado será para reforma da estrutura, compra de equipamentos e reprodutores de alta genética”. Explica o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Valtônio Guimarães.

“Os produtores trarão os animais e estes serão inseminadas por meio de instrumentos, depois de constatado a prenhez, as cabras e ovelhas retornam para os produtores. Quando essa cabras e ovelhas parirem, nascerão animais geneticamente melhorados”, conclui Valtônio.

O Centro de Reprodução de Andorinha foi criado no início dos anos 2000, e durante muito tempo ficou abandonado, somente a partir da gestão do ex-prefeito Zé Branco começou a ser revitalizado, atualmente o local realiza apenas uma feira de animais, todas as segundas-feiras.

Quando estiver totalmente revitalizado, a estrutura do  Centro de Reprodução vai beneficiar produtores dos municípios do Território do Piemonte Norte do Itapicuru, além dos municípios de Monte Santo ,Uauá e Itiúba.

SEM COMENTÁRIO