Novo programa da Fundação Nestlé tem como objetivo engajar educadores na promoção de hábitos mais saudáveis

Programa Crianças mais Saudáveis contempla um prêmio para iniciativas ligadas a hábitos mais saudáveis nas escolas e uma plataforma de cursos à distância.

0
107

Movida pelo propósito de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável, com o objetivo de engajar educadores na promoção de novos hábitos, a Fundação Nestlé lança o Programa Crianças mais Saudáveis. A iniciativa, que será implementada com o apoio do Instituto Crescer, terá duas frentes principais: um prêmio para educadores e uma plataforma com conteúdo online de capacitação e inspiração.

O objetivo da premiação é reconhecer e apoiar a implementação dos dez melhores projetos que promovam alimentação equilibrada e prática de atividades físicas em escolas públicas de São Paulo e na Bahia. Os projetos serão avaliados por uma comissão especial – composta por profissionais multissetoriais da Nestlé, Fundação Nestlé, Nova Escola, PNUD, Instituto Crescer e Goldenberg –, e os cinco melhores de cada estado serão premiados, com a oportunidade de implantar as iniciativas que contribuam para hábitos mais saudáveis para as crianças. Os educadores contarão, ao longo da implantação, com acompanhamento, capacitação técnica e suporte, além de um prêmio de R$ 35 mil a ser aplicado em benfeitorias e melhorias estruturais na escola para realizar o projeto.

Os interessados podem inscrever suas iniciativas por meio do site: www.criancasmaissaudaveis.com.br até 1º de junho. Na página, estão o regulamento e instruções para inscrição. Além disso, conteúdos ligados aos pilares da iniciativa serão disponibilizados, ao longo do ano, gratuitamente e online no portal para todos os educadores interessados.

Lançamento

Para lançar o projeto, a Fundação reuniu profissionais das áreas da educação, nutrição e atividade física, em um bate-papo especial. Em Salvador, a conversa foi conduzida pela apresentadora Rita Batista, com a participação de Ana Moser, esportista reconhecida mundialmente por sua carreira de destaque no voleibol; de Juliana Bonato, nutricionista com foco em práticas pedagógicas relacionadas à Nutrição e Educação Lúdica; e da educadora Jacqueline Cristina Jesus Martins, vencedora do prêmio Educador Nota 10 em 2013.

“Sabe-se que estabelecer padrões saudáveis ​​de alimentação durante a infância pode trazer benefícios positivos à saúde que duram por toda a vida, e a escola tem um papel relevante nesse contexto, contribuindo para formar uma criança com hábitos positivos”, explica Barbara Sapunar, gerente executiva de Nestlé Faz Bem.

Nestlé por Crianças mais Saudáveis

O programa Nestlé por Crianças mais Saudáveis faz parte da ambição da companhia de ajudar 50 milhões de crianças a levar uma vida mais saudável até 2030. A Nestlé acredita que essa meta é possível por meio da conscientização de crianças, pais e educadores sobre a importância da alimentação saudável, do consumo de água e da prática de atividade física, a partir de programas e serviços de educação nutricional e mudança comportamental. A iniciativa combina os aprendizados obtidos com os programas Unidos por Crianças mais Saudáveis e Nutrir Crianças Saudáveis, realizados anteriormente pela Nestlé, em uma única plataforma, trazendo uma evolução e unificação das melhores práticas desenvolvidas até aqui.

Dentro do Nestlé por Crianças Mais Saudáveis, para ajudar as famílias a estimularem um dia a dia mais equilibrado na vida de seus filhos, foram reunidas ideias, receitas e atividades divertidas para crianças dos 6 a 12 anos mudarem de hábitos brincando. O programa adotará um aplicativo gratuito e disponível para download por pais de todo o país, o NESPLAY. Para apoiar a mudança também no âmbito educacional, a Fundação Nestlé lançará o Prêmio Crianças Mais Saudáveis a fim de reconhecer e apoiar a implantação das dez melhores ideias que promovam alimentação equilibrada e prática de atividades físicas em escolas públicas de São Paulo e da Bahia. Essa vertente também contempla uma plataforma com conteúdo online de capacitação e inspiração para educadores, aberta a todos.

Com as iniciativas de promoção de hábitos saudáveis que deram origem ao Nestlé por Crianças Mais Saudáveis, já foram impactadas mais de 3 milhões de crianças em escolas públicas por meio do programa Nutrir Crianças Saudáveis, desde 1999, e 15 mil crianças pelo programa Unidos por Crianças Mais Saudáveis, iniciado em 2015.

SEM COMENTÁRIO