Grupo Caroá de Senhor do Bonfim completa 40 anos neste sábado (23)

0
1201

Todo ano, o mês de junho é ansiosamente aguardado em Senhor do Bonfim. O São João da cidade é uma verdadeira festa para os bonfinenses, que além da tradicional festa no Parque da Cidade, também apresenta uma riqueza de manifestações culturais. Uma delas é o bloco de rua Caroá, um grupo que sai todo dia 23 de junho pelas ruas de Senhor do Bonfim, tocando forró com instrumentos de cordas e entrando de casa em casa durante o trajeto. Neste sábado, dia 23, o bloco completa 40 anos de organização.

Caroá significa uma corda de cipó. O bloco foi fundado por Fernando Coelho, que durante os festejos de São João, saiu cantando e tocando pelas ruas com sua família como uma brincadeira. De lá pra cá, o movimento ganhou cada vez mais adeptos, como o músico bonfinense Zecrinha, que esteve presente no Caroá em praticamente todos os anos. “Saíamos todo ano das 9 da manhã até as 4 da madrugada no dia seguinte. Era um sucesso. Nós chegamos a ter que fazer até um roteiro de quais casas passar durante o percurso, e as pessoas que não eram visitadas reclamavam, mas não dava tempo de passar em todas elas”, conta. Como reflexo do tempo, o movimento diminuiu sua duração. “Já não somos mais meninos pra aguentar ficar tantas horas na rua. Hoje até brincamos com isso, somos os ‘Coroás'”, diz Zecrinha.

Apesar da forte influência de Fernando Coelho e Zecrinha, o Caroá é marcado por ser um grupo aberto e independente, sem programação específica. Qualquer pessoa pode chegar durante o ato e participar, seja tocando ou cantando. Mas o trajeto se padronizou. A saída é sempre à tarde, com concentração a partir das 13 horas na Praça Lauro de Freitas, em frente ao hotel Novo Leste, passando pela Praça Nova do Congresso, Rua Barão do Cotegipe, Avenida Salvador, entre outras.

Muita história pra contar

Com tantos anos de bloco, é claro que sobrariam momentos que marcaram na história. Um deles foi a participação especial do cantor Dominguinhos. “Ele estava no hotel Novo Leste durante um São João aqui em Bonfim. Sabíamos que ele estava doente, mas mesmo assim desceu para falar com a gente e tirar fotos. Até cantamos músicas dele. Foi um momento muito especial”, conta Zecrinha. Além de Dominguinhos, outras figuras ilustres como Gilberto Gil e Carlinhos Brown já passaram pelo bloco.

Para a comemoração de 40 anos, Zecrinha não garante alguma novidade planejada especialmente para a ocasião. “Só tiramos algumas fotografias e estamos pensando em fazer uma grande festa pra todo mundo. Mas não há nada programado, porque é assim que funciona o Caroá”.

Para quem quiser participar e fazer junto os 40 anos do Caroá, é só aparecer e seguir o trajeto, que começa a partir das 13h na Praça Lauro de Freitas, em frente ao hotel Novo Leste.

SEM COMENTÁRIO