Núcleo Regional de Educação em Sr. do Bonfim, antiga Direc-28 é uns dos piores do Estado da Bahia

0
1325

Na gestão de Helder Amorim a nossa Direc, hoje NRE 25, ocupou a 1ª colocação. Agora, está caindo para a vergonhosa 20º posição, figurando entre os piores do Estado da Bahia, quando o assunto é  avaliação de desempenho.

As reclamações  vem por parte de prefeitos, diretores e professores das escolas do território Norte do Itapicuru, onde faltam professores, alimentação escolar entre ações básicas que não são resolvidas. O caos tem resultado na falta da geração de sistema, que não vem sendo alimentado por falta de relatórios, ausência de equipes nas escolas resultam na queda dos indicadores.

Problemas burocráticos como aposentadoria de professores, nada é resolvido no órgão, tudo tem que ser em Salvador, pois aqui o núcleo está sem função e com ameaça de ser fechado.

Pressão política vem sendo feita, para que o Governo do Estado substitua a sua atual gestora Isabel Cristina Curaçá, indicação política do Deputado Estadual Adolfo Menezes.

Depois de gestões destaque no Estado como da Professora Tânia, Rita Braz e Hélder Amorim, hoje nosso Núcleo é um verdadeiro caos administrativo. O secretário de educação do Estado, Valter Pinheiro, vem sendo pressionado pelos prefeitos da Região para realizar a respectiva substituição da gestão do órgão.

Secretaria de Educação divulga nota de esclarecimento

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que não faz ranqueamento de Núcleos Territoriais de Educação, esclarece que não procede a informação de baixo desempenho do Núcleo Territorial de Educação do Norte do Itapicuru (NTE 25 – Senhor do Bonfim) e não há nada que desabone a atual gestão.

– Sobre a denúncia de falta de professores, informa, também, que não procede. Os professores que, porventura, precisaram se afastar de suas funções foram substituídos, imediatamente, por professores efetivos com disponibilidade de carga horária. Na localidade em que não houve esta disponibilidade, o Núcleo procedeu a contratação em caráter emergencial e, paralelamente, solicitou a convocação do candidato habilitado em processo seletivo.

– Além disso, a Secretaria da Educação convocou, no Diário Oficial do Estado de terça-feira (28/08), 2.414 novos professores e 636 coordenadores pedagógicos, aprovados no concurso público para a rede estadual de ensino.

– Quanto ao fornecimento da alimentação escolar, esclarece que o recurso é repassado diretamente para a escolas, que fazem a aquisição dos gêneros alimentícios, através do sistema de Credenciamento e Chamada Pública, garantindo maior transparência na aquisição dos produtos. Estes recursos e, também, as despesas executadas estão disponíveis para consulta de qualquer cidadão, através do sistema Transparência na Escola, disponível para acesso público no Portal da Educação (http://escolas.educacao.ba.gov.br/escolas).

– Em relação às aposentadorias, a Secretaria esclarece que os processos continuam sendo analisados e os resultados são publicados pela SUPREV/SAEB, periodicamente, no Diário Oficial do Estado. Uma força-tarefa entre montada entre as Secretarias da Educação e da administração está agilizando a análise dos processos.

– A direção do NTE 25 e os demais servidores utilizam o veículo oficial apenas em compromissos oficiais, o que inclui reuniões na Secretaria da Educação do Estado, em Salvador.

– Informa, ainda, que não procede a denúncia de falta de recursos para combustível.

– Esclarece que já solicitou o recolhimento de outros dois veículos inservíveis e está providenciando a substituição da frota.

– Informa que não procede a denúncia de acúmulo ilegal de cargo por parte da diretora do Núcleo. A mesma cumpre 40 horas no turno diurno, prestando serviços ao NTE e 20 horas à noite em uma faculdade de Petrolina.

A Secretaria da educação ressalta que sugestões e reclamações devem ser apresentadas à Ouvidoria, através dos telefones 0800 28 40011 ou 162, pelo e-mail ouvidoria@educacao.ba.gov.br, para que possa ser feita a apuração e adoção das providências necessárias. A Ouvidoria garante resposta direta e rápida ao interessado(a), obedecendo a Lei do Acesso à Informação.

SEM COMENTÁRIO