Prefeitura leva 63 pacientes de Filadélfia para Mutirão de Cirurgia de Catarata

0
77



Na última sexta, dia 22, a Prefeitura de Filadélfia, por meio da Secretaria de Saúde levou 63 munícipes, que aguardavam atendimento, para participarem do Mutirão de Cirurgias de Catarata, que desta vez, aconteceu na Feira Cidadã, em Itiúba.

Os pacientes e seus acompanhantes foram levados com ônibus custeados pela prefeitura e tiveram todo o suporte necessário da Secretaria Municipal de Saúde. Dos 63 pacientes que fizeram a triagem, 41 precisaram realizar a Cirurgia que aconteceu no domingo, dia 24.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por quase metade dos casos de cegueira de todo o mundo. A causa mais comum para o surgimento da doença é o envelhecimento, e o único tratamento eficaz é a cirurgia.

“A catarata é diagnosticada quando o cristalino, que é a lente natural dos olhos, perde a sua transparência e começa a ficar opaco. O paciente pode sentir embaraçamento visual, com perda parcial ou total da visão. Por isso, essas ações, que a população tem acesso a médicos especialistas são tão importantes”, afirmou a diretora do Hospital São Sebastião, Kellyn Carneiro.

SEM COMENTÁRIO