Sr. do Bonfim: CPT divulga nota sobre instalação de mineradora na Barroca do Faleiro

14
3210

A Câmara Municipal de Senhor do Bonfim vai realizar na próxima terça-feira, dia 19, uma Audiência Pública para discutir os impactos ao meio ambiente, causados pelo lixão e mineradora da Barroca do Faleiro.

Nos dias que antecedem a referida audiência, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Senhor do Bonfim, está divulgando uma nota sobre o caso.

A REGIÃO DA GROTA É O PULMÃO DE BONFIM, TODOS/AS NÓS SEREMOS ATINGIDOS. DIZEMOS NÃO PARA AS MINERADORAS!

Descubra os inúmeros problemas que uma mineração trará para o nosso município.

A Serra do Gado Bravo, extensão da Chapada Diamantina, que fica na Cordilheira do Espinhaço, município de Senhor do Bonfim, região denominada de “Grota”, tem a mata verde durante todo o ano, com diferentes tipos de vegetação, da Mata Atlântica à caatinga, sendo um observatório perfeito para quem pretende contemplar ou estudar os aspectos da cobertura vegetal do Nordeste brasileiro.

Na região existem várias nascentes. É a nossa caixa d’água, protegida pela Lei Orgânica Municipal, Art. 223 § 3º e pela Emenda Aditiva ao Projeto de Lei de N° 019/2013. Todo este manancial está sendo ameaçado pelas empresas de mineração que estão fazendo pesquisa. Uma ameaça para a natureza, famílias que residem nas comunidades e para a cidade que é abastecida de frutas agroecológicas vindas deste território.

POR QUE NÃO QUEREMOS UMA MINERAÇÃO EM SENHOR DO BONFIM?

  1. Gera graves problemas ambientais (desmatamento, destruição das nascentes, contaminação dos solos e do ar por elementos tóxicos);
  2. Consumo exorbitante de água e energia;
  3. Gera morte e sérios danos à saúde, devido a poeira e produtos químicos utilizados na extração de minérios;
  4. Vai expulsar as pessoas de suas casas e de seus territórios;
  5. Não gera emprego, pois o funcionamento da usina depende quase exclusivamente de máquinas;
  6. Qualquer lucro gerado pelo funcionamento da mineradora vai para as empresas, nada fica para o povo;
  7. Ameaça de rompimento da barragem de rejeito;
  8. Concentração fundiária;
  9. Evasão forçada de animais silvestres previamente existentes na área de extração mineral;
  10. Poluição sonora (detones), rachaduras das casas;
  11. Contaminação de águas superficiais (doce e salgada) pelo vazamento direto dos minerais extraídos ou seus componentes;

Diga NÃO a instalação da mineração na Serra do Gado Bravo, pulmão de Bonfim. Junte-se a nós! Vamos proteger a nossa GROTA. Participe da Audiência Pública no dia 19 de março, às 19h, na Câmara do Municipal de Bonfim.

Protegendo a nossa serra
Todos/as nós seremos atingidos
Dizemos não para as mineradoras!

Comissão Pastoral da Terra”

14 COMENTÁRIOS

  1. Tomara que venha logo não aguento mais ficar desempregado 3 anos perdidos com essa reforma ai será quando eu vou conseguir mim aposentar

  2. Não, concordo a mineradora traz transtorno para a população e desapropriação dos moradores locais, degradação do meio ambiente, contaminação das nascentes etc…os empregos gerados por ela não cobrem os demais danos causados pela mesma.

  3. Não os deixem enganar com a “sedução ” de que vai gerar empregos, os impactos causados pelas mineradoras são enormes. #mineradoraaquinao

  4. Nada disto! Sernhor do Bonfim é uma cidade que só depende de comércios, eatas pessoas que nn concordam só podem terem suas vidas “ganhas”, Em Jacobina a Empresa Yamana Gold cuida muito bem do meio ambiente e um exemplo de empresa. Nn estamos más em 1960 temos EPIS que combatem a poeira,Gases.

  5. Estas miseras só acabam com nossa região! Porra de gerar emprego!Existe outras formas de geração de emprego sem que seja acabando com nossa natureza! Bando de mercenários !

  6. As mineradoras trazem imensos prejuízos não só ao ambiente, mas também as pessoas que moram próxima ao local, além das pessoas que dependem dessa água para se abastecerem. E o ganho econômico é basicamente só da empresa de mineração.

  7. Realmente haverá dano ambiental por se tratar de uma atividade de extrativismo, porém financeiramente a macro região só tem a ganhar!!!

  8. O impacto é gerar empregos na região, revitalizar a malha ferroviaria, melhorar o comercio. o que a prefeitura precisa se preocupar é em cobrar uma boa porcentagem das contratações sejam do nosso municipio e não trazerem proficionais de fora. Acredito que Senhir do Bonfim só tem a ganhar.

    • NAO APÓIO!!! VISTO QUE MINERADOURAS PRECISAM FICAR BEM LONGE DE NASCENTES DE AGUA PARA NAO POLUIR. SEM CONTAR QUE NAO VEJO COMO FAZER FERROVIAS EM REGIÕES CHEIAS DE SERRAS XOMO E A BARROCA DO FALEIRO.

Comments are closed.