Conheça a historia da Estação Ferroviária inaugurada há 133 anos em Sr. do Bonfim

0
269

As obras da ferrovia ligando Salvador a Juazeiro foram iniciadas em 1859 pelos ingleses da Bahia and San Francisco Railway Company. Já como Prolongamento da Estrada de Ferro da Bahia ao São Francisco, em 1887 foi inaugurada a estação de Bonfim, arrendada em 1900 pelo bonfinense Austricliano de Carvalho e o engenheiro Jerônimo Teixeira, como Estrada de Ferro da Bahia ao São Francisco. Mais tarde, passou pela gestão da Teive Argolo & Cia, Companhia Viação Geral da Bahia e pela empresa belgo-francesa da Compagnie dês Chemins de Fer Fédéraux de l’Est Brésilein.

A partir de 1935, o governo do presidente Getúlio Vargas transferiu esse patrimônio para a Viação Férrea Federal Leste Brasileiro. Sob a gestão da Leste, em 1944 foi construída uma nova estação ferroviária na cidade, a qual permanece até os dias atuais.

Durante a gestão de Juscelino Kubitschek, todas as ferrovias do país foram unificadas com a criação da Rede Ferroviária Federal S/A – RFFSA, funcionando até 1996, quando foram privatizadas pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, passando a linha férrea de Senhor do Bonfim a ser administrada pela Ferrovia Centro-Atlântica – FCA.

SEM COMENTÁRIO