Prefeito de Sr. do Bonfim decreta estado de calamidade pública no município por causa da Covid-19

0
1523

O Prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro (PT), assinou decreto nessa quinta-feira, 02 de abril, declarando estado de calamidade pública em todo o município, como medida de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

Na exposição de motivos que levaram o gestor a tomar esta decisão, está o fato de que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou estado de pandemia em todo o mundo por causa do coronavírus.

Brasileiro ainda relata no documento, o avanço da doença com grande número de pessoas contaminadas no país inteiro, inclusive no Estado da Bahia, com caso recente confirmado no vizinho município de Filadélfia, que integra a microrregião.

O gestor também leva em conta que o Estado da Bahia se encontra na condição de calamidade pública, através de decreto assinado pelo Governador Rui Costa no dia 23 de março.

Mesmo o município de Senhor do Bonfim ainda não tendo confirmado nenhum caso de coronavírus, o prefeito decidiu decretar o estado de calamidade pública como forma de prevenção e enfrentamento ao novo vírus.

O decreto assinado por Carlos Brasileiro fica valendo enquanto perdurar o decreto do Governo do Estado. Ainda no documento, fica determinada a validade dos demais decretos já publicados pela prefeitura e que tratam de medidas adotadas para proteger a população do coronavírus, a menos que sejam revogados, total ou parcialmente, através de atos normativos do Poder Executivo.

O decreto ainda autoriza o município de Senhor do Bonfim a instituir programas de prevenção e socorro, em conjunto com a União, Estado e outros Municípios, com o objetivo de amparar, principalmente, as parcelas mais vulneráveis da população.

Por fim, as medidas previstas no decreto poderão ser reavaliadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do município de Senhor do Bonfim.

SEM COMENTÁRIO