Secretaria de Saúde confirma cura clínica dos dois casos confirmados de Covid-19 em Juazeiro

0
478

Na manhã desta sexta-feira, 03, a Secretaria da Saúde através da Vigilância em Saúde realizou mais uma visita aos dois pacientes que tiveram os casos confirmados para o coronavírus em Juazeiro. Nesta avaliação ficou constatado que ambos encontram-se assintomáticos, ou seja, com quadro clínico de saúde sem alterações, com isso, conclui-se cura clinica dos pacientes.

Os casos confirmados na cidade são de pessoas da mesma família (irmãos) que viajaram para o exterior e desde a chegada à cidade em 17 de março foram isolados. Desde o início a SESAU está acompanhando o quadro clínico dos dois, que não apresentaram nenhuma alteração e não precisaram de atendimento hospitalar. Os resultados positivos chegaram nos dias 23 e 24. Em nenhum momento houve evolução para gravidade dos casos.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, a cura clínica é determinada quando passados os 14 dias de isolamento sem a presença de sintomas. “Nossa trabalho é embasado pela nota técnica encaminhada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia onde descreve que o critério clínico e laboratorial para retirada do isolamento domiciliar o paciente deve estar com resolução de febre e com ausência de sintomas respiratórios. Os dois casos confirmados de Juazeiro são pessoas idosas que estamos os acompanhando desde o dia 17 de março e hoje, estamos com o protocolo de cura clinica de ambos. Os pacientes estão assintomáticos”, explicou.

Tatiane Malta reforça que “não devemos relaxar nos cuidados de higiene e nem de prevenção. Reforçamos que em Juazeiro a gestão municipal está trabalhando para que a doença não prolifere, mas para que isso ocorra é necessária uma parceria com a população. É imprescindível que as pessoas permaneçam em isolamento social, evitando circular nas ruas e aglomerações. Nosso objetivo é evitar novos casos confirmados”, acrescentou.

Desde que chegaram da viagem, os dois pacientes preencheram os critérios de COVID 19 e foram iniciados os protocolos de notificação e acompanhamento. Mantiveram-se em isolamento, não apresentaram gravidade e nem foi necessário assistência hospitalar. Com isso, hoje a SESAU declara a cura clínica dos dois pacientes.

A secretaria ressalta ainda que o número de notificações têm aumentado porque permanecem testando pacientes que preenchem critérios clínicos e epidemiológicos para o coronavírus. A SESAU ressalta ainda que tanto para os dois pacientes curados, seus familiares e demais munícipes, a permanência em isolamento social é necessária para evitar a proliferação da doença.

Hoje, Juazeiro conta com 29 notificações para COVID 19, destes, 15 já foram descartados, 12 estão em investigação, os dois casos confirmados estão curados e não há nenhum óbito.

SEM COMENTÁRIO