Prefeitura de Sr. Bonfim renova decreto que mantêm medidas de isolamento social

0
289

Prefeito Carlos Brasileiro anunciou nessa segunda-feira, 06, a renovação das medidas de prevenção e enfrentamento ao coronavírus. As medidas adotadas no âmbito municipal seguem orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Governo da Bahia.

As medidas de restrição renovadas abrem exceções para o funcionamento de alguns seguimentos comerciais. Fica permitido a abertura de oficinas mecânicas, lojas de autopeças (carros e motos), borracharias e lava jato, localizados em rodovias, desde que não estejam em áreas urbanas.

Brasileiro também anunciou na live pelo Facebook que o novo decreto permite que lojas de material de construção e de limpeza funcionem com sistema delivery.

Outra autorização foi para a realização da feira livre e a ampliação do horário de funcionamento das lotéricas. Os bancos continuam com funcionamento no autoatendimento até às 22 horas e, internamente apenas para desbloqueio de cartões e outros serviços com mesmo objetivo.

A feira acontecerá na próxima quinta-feira, 09, e as lotéricas devem ampliar o funcionamento até às 18 horas – neste início de mês, devido ao aumento do fluxo de pagamentos.

Ainda sobre a feira, fica permitido, apenas, a comercialização de alimentos destinados ao consumo humano, ficando proibido o preparo e a comercialização de lanches, salgados refeições e bebidas alcoólicas.

O prefeito informou que haverá alteração no funcionamento. “Vamos fechar os acessos as praças José Gonçalves, Augusto Sena Gomes e Castro Alves para possibilitar o máximo de distância entre as barracas, e, com isso, evitar aglomeração”, ressaltou Brasileiro.

Outro detalhe importante é que somente poderão participar feirantes com residência fixa no município, ficando proibida a entrada de integrantes oriundos de cidades circunvizinhas.

No decreto continuam suspensas as atividades em bares, lanchonetes, restaurantes, pizzarias, casas de festas e eventos, camelôs, ambulantes, trailers, congêneres, salões de beleza, barbearias, clínicas de estéticas, clubes de serviço e lazer.

As medidas não afetam o funcionamento dos restaurantes e lanchonetes, exclusivamente para entrega em domicílio (delivery), inclusive por aplicativos e como pontos de coleta pelos próprios clientes.

Mais cedo, antes da assinatura do decreto 0074 /2020 que tem validade até às 23:59 do dia 13 de abril de 2020, o prefeito se reuniu com os membros do Comitê de Gestão de Crise do Covid-19 para discutir as novas medidas. Atualmente, o município não registra caso da doença.

Dentro do conjunto de medidas de enfrentamento, Brasileiro lembrou que o 2º Centro de Saúde – localizado nas Casas Populares, está sendo preparado para ser o Centro de Atendimento aos pacientes de Covid -19. O espaço previamente preparado receberá e atenderá emergencialmente os pacientes infectados com coronavírus, na forma leve ou grave da doença.

“Os pacientes em casos extremamente graves serão encaminhados para atendimento em centros de referência criados pelo Governo do Estado, em Juazeiro ou Salvador”, informou o prefeito.

O chefe do Executivo aproveitou a oportunidade e conformou que o município dispõe de 14 (catorze) respiradores mecânicos – e que nos próximos dias deverá contar com mais cinco.

Vale lembrar que o telefone para denunciar o descumprimento das regras do decreto é o (74) 99945- 9746. Em caso de infrações detectadas, serão aplicadas multas, interdição total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento, caso necessário.

Posted by Prefeitura de Senhor do Bonfim on Monday, April 6, 2020

SEM COMENTÁRIO