Inicia-se obras de construção do Aeroporto Regional de Senhor do Bonfim

1
386

Na manhã desta quarta-feira (03), o intenso movimento de maquinas e de trabalhadores chamou a atenção dos moradores da localidade de Boa Esperança e adjacências, na região do distrito de Quicé.

O local está vivenciando o início das obras de construção do novo Aeroporto Regional de Senhor do Bonfim. O projeto tem um investimento inicial de cerca de R$ 17 milhões.

“Acompanhar  pertinho de casa o avanço que está chegando para a região é muito gratificante”, comentou satisfeito o senhor Juarndi Batista, morador do Quicé.

Quem  também chegou cedo para acompanhar  o inicio das obras  foi  o prefeito  Carlos Brasileiro, o gestor   estava acompanhado de sua comitiva e  foi recepcionado pelo representante da secretaria de Infraestrutura (Seinfra),  e toda equipe de engenheiros da empresa Augurio Construções, vencedora da licitação.

“Esta é uma luta de mais de 20 anos, e é mais uma conquista importante que nos enche de orgulho ”, expressou emocionado o prefeito .

O futuro terminal  aeroviário terá uma  pista de pouso e decolagem com 1.610 metros de cumprimento e 30 de largura. A área total do aeroporto chega a 1 milhão de metros quadrados. A previsão para  entrega  é de no máximo  12 (doze) meses.

“O aeroporto é um sonho realizado que significa desenvolvimento para nossa região, quando estiver pronto vai poder receber pousos particulares e aviões de passageiros´´, destacou Carlos Brasileiro.

Segundo o engenheiro da Seinfra, Antônio Carlos, o equipamento é um dos mais modernos construído no interior da Bahia e segue todas as exigências necessárias pelas agências regulamentadoras do país.

” O alvará  de construção segue conforme orientação da Anac (Agencia Nacional de Aviação Civil). O moderno  aeroporto de Bonfim  atenderá aviões de médio porte e também vai  facilitar voos de UTI Aérea”, destacou.

O projeto completo conta com pista de rolagem, pátio de estacionamento e pista de pouso com capacidade para aeronaves de até 60 assentos. O terminal terá ainda balizamento noturno, farol rotativo, estação de comunicação e de passageiros, além de veículos destinados à brigada de incêndio.

Durante a visita, todos os procedimentos de segurança e prevenção ao novo coronavirus (Covid-19) foram seguidos.Acompanharam o chefe do Executivo, o vice-prefeito, José Antônio, o presidente da Câmara, vereador Clayton Vieira, além dos edis Reinaldo Santana e Hermógenes Almeida.

O valor total da obra está estimado em R$ 30  milhões. “Insistimos   nesse   investimento  porque   mais   do   que acreditar na ideia de um aeroporto, acreditamos numa cidade viável e em desenvolvimento”, salientou o prefeito.

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns Senhor do Bonfim e cidades do entorno!
    Parabéns também ao Governo do Estado através da Seinfra que abandonou o projeto anterior de construir um aeroporto com pista de pouso de apenas 1.260m de comprimento, em favor do atual projeto com 1.610 metros (1.610 x 30m).

    A Secretaria de Infraestrutura já vinha mostrando uma tendência de construir pista maiores para a moderna aviação regional da Bahia como em Guanambi 1.700 x 30m ou Vitória da Conquista 2.100 x 45m. Nada justificava construir 1.260m em Senhor do Bonfim.

    Sempre é bom lembrar nossas autoridades que se a resistência do piso asfáltico for de 33 toneladas, a pista/aeroporto poderá receber sem restrições operacionais os atuais turboélices de 70 lugares (Azul, Passaredo, Map) e a nova geração que já começou a chegar ao mercado, capacitada a transportar 90 passageiros.

    Não podemos mais projetar, reformar ou construir aeroportos regionais pensando só no hoje. O hoje, já é passado. Parabéns 1.610 x 30 metros!!!
    Saudações e bons voos,

Comments are closed.