Vai começar a vacinaçãocontra a Covid-19 em Jaguarari

0
62

Foto: Públicas/Govesp

Aguardando uma definição da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), em relação ao quantitativo de doses correspondentes a Jaguarari, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretária de Saúde (Semus), elaborou o Plano Municipal de Ação da Vacinação Contra a Covid-19 e já está trabalhando em sua operacionalização.

De acordo com o plano, a vacinação ocorrerá na próxima quarta-feira (20), em todas as unidades básicas de saúde, tanto da sede quanto da zonal rural. Segundo a secretária de Saúde, Raquel Bonfim, neste primeiro momento da fase 1 da campanha, apenas os profissionais de saúde, que trabalham na linha de frente no combate à pandemia e os que atuam em unidades de saúde de urgência e emergência serão imunizados.

“Quanto aos demais públicos prioritários e o restante da população a serem alcançados, dependemos do cronograma nacional do Ministério da Saúde, em consonância com a quantidade de doses a serem encaminhadas para Governo do Estado que, por sua vez,  repassará ao nosso município”, disse Raquel Bonfim.

A LOGÍSTICA – As primeiras doses da vacina Coronavac estavam previstas para chegar na Bahia por volta das 18h, desta segunda (18). Foram encaminhadas ao estado mais de 370 mil doses do imunizante, que deve ser aplicado em cerca de 180 mil pessoas.

Assim que chegar à Bahia, a vacina será levada para a sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia. O local foi escolhido como ponto de guarda do imunizante, onde foi montada, pela Sesab, uma sala de refrigeração para abrigar as doses. A depender do horário da chegada, a estimativa é de que as vacinas permaneçam nesta sala por aproximadamente três horas.

Após a chegada na sede do Graer será iniciado o processo de separação e distribuição para os 417 municípios baianos. De acordo com a Sesab, cerca de 45 mil doses serão disponibilizadas para Salvador e, por motivo de segurança, a quantidade das doses que serão destinadas aos demais municípios não será divulgada.

SEM COMENTÁRIO