Adriana Santana umas das criadoras do Podcast Calumbi fala sobre projeto e novidades em entrevista para iTVê

0
49

O programa Bonfim Notícias do canal iTVê, exibiu na última segunda-feira, 10 de maio de 2021, uma entrevista vivo com Adriana Santana, produtora cultural e uma das idealizadoras do Podcast Calumbi.

Adriana explicou que o Podcast Calumbi é um programa de rádio on-line, onde ao invés
de transmitir o conteúdo através de uma emissora tradicional ele é divulgado em plataformas digitais tipo: Youtube, Spotify e Deezer.

“É apresentado durante o programa, as manifestações culturais e informações históricas sobre Senhor do Bonfim e região com o objetivo de disseminar conhecimento sobre as tradições e culturas”, pontuou Adriana.

Uma das idealizadoras, ela contou que o projeto surgiu da sua união com sua amiga Kerollen, que é professora de história, em diálogos elas decidiram lançar o Podcast Calumbi para unirem suas vocações de cultura e história, pensando na falta cultural da cidade de Senhor do Bonfim e região.

De acordo com a produtora, o nome Calumbi foi escolhido pelo fato das bandas de pífanos serem conhecidas dessa forma na região e também por ser uma planta que uniu perfeitamente com a proposta do programa, que é a preservação da cultura, raízes e tradições.

Adriana Santana, explicou que já foram produzidas três temporadas, onde foram apresentadas, a origem de Senhor do Bonfim, São João, Ferrovia, Feira Livre; as particularidades dos demais municípios do Piemonte Norte do Itapicuru e Música do Sertão, onde foram destacados os artistas e manifestações musicais regionais com espaço também para a participação dos cordelistas.

A produtora ressaltou que para a construção do projeto, foi necessário uma pesquisa bibliográfica intensa, assim como entrevistas com estudiosos, professores, atores culturais e artistas. Segundo a mesma, as primeiras temporadas contaram com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através de editais de cultura (Lei Aldir Blanc Bahia). “O investimento acabou, mas garante que já está em busca de novos financiamentos para dar continuidade, ” destacou.

Adriana informou que já iniciou um diálogos com a Prefeitura de Senhor do Bonfim em busca de investimentos em outras fontes, pois a equipe tem muito interesse em dar prosseguimento ao programa.

SEM COMENTÁRIO