Município de Saúde comemora 88 anos de emancipação política

0
24

A cidade Saúde completa nessa terça – Feira 1º de Junho 88 anos de emancipação Política é um município pertencente ao estado brasileiro da Bahia, localizado na microrregião de Jacobina, possui uma área total de 500 km², com população de 11.960 habitantes (IBGE, est. 2006) e densidade demográfica de 23,12 hab/km².

As pessoas naturais de Saúde são denominadas “saudenses”. A história da cidade remonta a primitivos assentamentos bandeirantes erguidos em uma área habitada originalmente por índios da tribo dos Payayas.

O nome “Saúde” deveu-se ao fato de que a região onde se ergueram os primeiros assentamentos era considerada benéfica para a saúde dos que ali pernoitavam. Em 1914 Saúde foi alçada à categoria de vila. Essa situação perdurou até 1931, quando perdeu a autonomia, assim permanecendo até 1933 quando obteve definitivamente a emancipação como município.

A economia é baseada na agropecuária (importantes rebanhos de equinos e asininos) e no extrativismo vegetal (principalmente Ouricuri) e mineral (alguns garimpos de ouro e pedras preciosas). Na fronteira com o município de Pindobaçu, há uma grande barragem construída recentemente sobre o Rio Itapicuru, proporcionando água para irrigação das propriedades rurais vizinhas.

A cidade possui uma agência do Banco Bradesco e uma do Banco do Brasil, pequenos estabelecimentos de comércio local, e uma Radio Comercial de maior abrangência Rádio Paiaiá FM 101,9.

  • PREFEITO: 2020/2024.Nome: Auciclei Costa. Rodrigues .Naturalidade: Ceará /BA. Estado Civil: Casado.
  • VICE-PREFEITO: Nome: Bruna Caetano Naturalidade: Saúde/BA Estado Civil: Casada.Os últimos Prefeitos de Saúde foram: Antônio Fernando Ferreira Rocha, voltando ao comando do município de 2009 á 2012 reeleito em 2012 indo até 2016. Dinaldo Caetano, Marilene Pereira, Severiano Alves de Souza, Hélio Amorim Pereira. Como deputados recentemente se destacaram Antônio Fernando Ferreira Rocha (um mandato) – Deputado Estadual, Sérgio Passos (um mandato) – Deputado Estadual e Severiano Alves de Souza (Três mandatos) – Deputado Federal.

SEM COMENTÁRIO