EFA de Antônio Gonçalves centro Norte Baiano recebe cineclube

Escola Família Agrícola de Antônio Gonçalves- Ba é contemplada com Projeto Cine Itapicuru.

0
37

Na tarde dessa última quinta-feira 29/07, a Escola Família Agrícola de Antônio Gonçalves situada no povoado de Caldeirão do Mulato foi contemplada com um Kit de cinema composto por todo o material para exibição cinematográfica. Com o objetivo sócio educativo ambiental, essa ação é fruto do projeto “Cine Itapicuru” de autoria da cantora, compositora também adepta do cineclubismo Dagui Guizzo, atualmente secretária executiva da Câmara Temática de Cultura do Piemonte Norte do Itapicuru.

O Projeto Cine Itapicuru,  foi elaborado por Dagui e aprovado por unanimidade  pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru,  e apresentado como proposta JMC Yamana Gold Situada em Jacobina, para que a mesma fizesse a doação dos equipamentos,  como contribuição  às questões de educação ambiental dentro da referida bacia hidrográfica, a mesma  doou o  equipamento em atendimento à proposição do projeto, a título de contra partida ambiental.

O processo de consolidação do Projeto Cine Itapicuru se estendeu desde 2017 quando foi proposto e elaborado por Dagui à época coordenadora da Câmara Temática de Educação Ambiental do referido Colegiado.

“Além de democratizar o cinema, a ideia é despertar nos jovens e demais atores das comunidades, a importância dos mananciais, do meio ambiente natural como um todo, por meio das sessões cineclubistas, exibindo filmes e documentários sobre a questão hídrica, dando ênfase à bacia hidrográfica do Itapicuru”, comentou Dagui Guizzo, autora do projeto.

A Escola Família Agrícola que atende 130 crianças e adolescentes do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru situa-se no povoado de Caldeirão do Mulato município de Antônio Gonçalves.

“Esse Kit irá beneficiar  de forma muito positiva não somente a escola mas bem como, toda a comunidade”, Afirmou o Diretor Admilson.

A entrega desse importante material é resultado da luta do Comitê e representantes da comunidades envolvidas que fazem parte do colegiado, através também do empenho de Dagui Guizzo, Ruben Faria (liderança da comunidade e membro do Comitê) e Gustavo Hees Negreiros, atual presidente do CBHI, que se empenhou para que a iniciativa se desenrolasse com êxito.

O Coordenador da Câmara Temática de Cultura do Piemonte Norte do Itapicuru Wagner Rosa também esteve presente na solenidade de entrega do material à Escola Família Agrícola, apoiando a ação e se colocando a disposição para iniciativas de fomento cultural, firmando mais parceiras. A solenidade que, pelas  restrições impostas pelos protocolos de saúde por conta da pandemia do COVID-19 foi restrita somente aos funcionários da instituição.

“Essa ação representa um ganho não só para as questões ambientais mas também para a educação e cultura de todo o território uma vez que trata-se de um equipamento de grande impacto sensorial e móvel, que pode ser utilizado como veículo de propagação de campanhas educacionais bem como para fruição da  7ª arte dando acesso a grandes obras cinematográficas”, falou Wagner Rosa que também é membro da Câmara Temática de Educação do Território do Piemonte Norte do Itapicuru.

A equipe da Cara da WEB esteve no local fazendo a cobertura. Confira as imagens abaixo:

SEM COMENTÁRIO