População de Ponto Novo diminui mais uma vez, segundo o IBGE

0
36

Foto: Reprodução

Em mais um ano a população de Ponto Novo diminuiu. É o que aponta um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado na última sexta-feira (27).

De acordo com o documento, a Terra da Irrigação está com uma população estimada de 14.729 habitantes, contra 14.819 registrados no ano anterior.

Essas estimativas são feitas através de um procedimento matemático, com base na distribuição das populações dos estados e projeções demográficas, segundo o IBGE. “O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010) e ajustadas”, explicou o instituto.

As consequências da pandemia da Covid-19 no contingente populacional não estão presentes no estudo.

Todas as estimativas oficiais da população são empregadas no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios. De acordo com o IBGE, elas também são referências para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos, e sua divulgação ocorre anualmente no segundo semestre. É algo previsto em lei federal.

SEM COMENTÁRIO