Prefeitura de Andorinha em parceria com o Governo do Estado realiza a estrega de certificados do CEFIR-PCT

0
40

A Prefeitura de Andorinha em parceria com o Governo do Estado, realizou nesta quinta-feira (02) a entrega do Certificado do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais de Povos e Comunidades Tradicionais (CEFIR-PCT), nas comunidades tradicionais de fundo de pasto da localidade de Varzea do Mateus e do fundo de pasto das comunidades de Alto da Roça, Alto da Pedra e Algodões.

O CEFIR-PCT é um cadastro que reúne todas as informações ambientais da propriedade coletiva que compõe o território tradicionalmente ocupado pela comunidade de fundo de pasto e é obrigatório para todas as propriedades rurais, foram entregues mais de 100 certificados, as famílias dessas comunidades. O projeto é desenvolvido através da parceria entre a SDR, CAR, Inema e a Prefeitura Municipal de Andorinha.

O CEFIR-PCT tem o objetivo de facilitar o acesso a políticas públicas como de crédito, junto a instituições financeiras; proteger o território tradicionalmente ocupado pela comunidade, evitando que pessoas que não são da comunidade registrem as terras; ajudar no planejamento do uso da área coletiva e das áreas individuais que compõem o território tradicionalmente ocupado pela comunidade de fundo de pasto, entre outros benefícios.

A entrega foi realizada pelo Governo do Estado através do projeto Pró-Semiárido, executado pela CAR, representada pelo engenheiro Ambiental e Sanitarista, Jacson Machado. Durante a entrega esteve presente o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Andorinha, Valtônio Guimarães, o diretor de Agropecuária de Andorinha, Aloncio do Vale; o assessor de políticas públicas da Car, Yon Fontes; o coordenador do Setaf, Hermogénes Almeida; a técnica do pro-semiárido, Ivalda e a agente Comunitária Rural, Lucilene.

SEM COMENTÁRIO