Mais da metade dos brasileiros quer volta do horário de verão

Ao todo, 55% desejam retorno da medida. Aprovação é maior entre estudantes (74%) e pessoas entre 16 e 24 anos.

0
6

Foto: Bartek Mazurek/Unsplash

Uma pesquisa do Datafolha mostrou que 55% dos brasileiros são a favor da volta do horário de verão, extinto em 2019 por decreto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O estudo, realizado entre 13 e 15 de setembro, mostrou que apenas 38% são contra o retorno da medida, que visa aumentar uma hora no tempo de claridade do dia. O número é 3% maior do que o observado em 2017, de 35%. Na época, 58% da população aprovava o programa.

Os grupos com maior índice de rejeição ao horário de verão são o de aposentados (49%) e o de pessoas com ensino fundamental (44%). Já os com maior nível de aprovação são estudantes (74%) e pessoas entre 16 e 24 anos (71%). Empresários estão divididos, com 46% a favor e 46% contra.

No começo do mês de agosto, o presidente Bolsonaro disse que, se a maioria da população quisesse, o horário de verão poderia voltar.

Em 16 de setembro, o Ministério de Minas e Energia pediu ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) um estudo sobre a volta do horário de verão. A pasta, contudo, afirmou não acreditar que a medida ajudaria a enfrentar a crise energética que o país se encontra atualmente.

Órgãos e instituições relacionadas ao clima e ao meio ambiente também defendem a volta do horário de verão, como Instituto Clima e Sociedade (ICS), Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e Iniciativa Energética Internacional (IEI), que alegaram que a medida é necessária para a economia brasileira.

SEM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário