PRF da Bahia promove doação de sangue para ajudar o HEMOBA

Doar sangue é um ato humanitário, que pode salvar vidas. A doação é segura, sem riscos para o doador.

0
21

tenta à situação atual dos baixos estoques de sangue na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (HEMOBA), a PRF BA lançou mais uma campanha que visa estimular a doação de sangue.

Nesta quarta-feira (22), policiais rodoviários federais, servidores administrativos e colaboradores estiveram engajados em uma mais nova missão de solidariedade e compareceram no HEMOBA para realizar doação de sangue.

O ato humanitário contou também com um grupo de candidatos aprovados do concurso da PRF 2021.

O objetivo é estimular a doação e, dessa forma, aumentar os estoques das bolsas de sangue para os receptores, que se encontram em baixa quantidade, na rede de saúde, em razão das medidas restritivas impostas pela pandemia do novo coronavírus.

A ação também objetiva sensibilizar parentes, amigos e toda a sociedade para que ingressem nesta corrente humanitária que salva vidas.

É importante ressaltar que mesmo diante do cenário de isolamento social é possível realizar a doação de sangue com segurança, adotando-se todas as medidas de prevenção à contaminação, inclusive com a possibilidade de doação com horário marcado, para evitar aglomerações.

Além do ato humanitário, os doadores passam por exames de sangue que preventivamente aferem a saúde dos voluntários.

Recomendações para doar:

  • Estar bem de saúde e ter entre 18 e 69 anos;

  • Não estar em jejum;

  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;

  • Não ter feito cirurgia de grande porte há menos de seis meses e de pequeno porte há menos de três meses;

  • Não estar grávida, amamentando ou dado à luz nos últimos 6 meses;

  • Não ter ingerido álcool nas 12 horas antes da doação;

Onde doar

Em Salvador (BA), o Hemoba fica localizado na Ladeira do Hospital Geral – Brotas. Para maiores informações e realizar o agendamento das doações basta entrar em contato com o hemocentro, pelo telefone (71) 3116-5664. O horário de atendimento é segunda a sexta-feira – 07h às 18h. No sábado, as doações podem ser feitas entre às 07h e 12h30min.

Portal institucional (clique no link): http://www5.saude.ba.gov.br/hemoba/

SEM COMENTÁRIO