Prefeitura de Sr. do Bonfim participa da 1° Conferência em Saúde Mental da Macrorregião Norte

0
31

Na última terça-feira (10), a prefeitura de Senhor do Bonfim enviou representantes a 1° Conferência em Saúde Mental da Macrorregião Norte. O evento aconteceu no município de Juazeiro, foi realizado pela a Secretaria da Saúde do Estado – SESAB, em conjunto com Núcleo de Saúde Norte – NRS Norte, conselhos municipais de saúde e contou ainda com a participação de usuários, trabalhadores da Saúde e gestores.

Segundo a Coordenadora do CAPS 1 de Senhor do Bonfim, Deisianne Elias do Nascimento, o evento representou um momento histórico para a saúde mental, já que debateu temas importantes e discutidas novas ações voltadas para essa área da saúde. “O evento objetivou analisar propostas para o fortalecimento das ações e programas de saúde mental no território municipal e macrorregional. Diversos municípios da região norte da Bahia se fizeram presentes. Senhor do Bonfim foi representado por quatro delegados eleitos”, destacou.

Durante o encontro quatro eixos temáticos foram amplamente debatidos:

Eixo 1 – Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania;
Eixo 2 – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;
Eixo 3 – Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;
Eixo 4 – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-Pandemia.

Após uma ampla discussão, as propostas aprovadas serão levadas para a Conferencia Estadual de Saúde Mental, onde novamente serão debatidas e as propostas aprovadas serão levadas para a Conferencia Nacional. Durante o evento foram eleitos delegados que representarão o município na Conferencia Estadual, entre eles: gestores/prestadores, trabalhadores da saúde e usuários.

SEM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário