Pela primeira vez em Filadélfia, Prefeitura realiza cirurgias oftalmológicas no Hospital São Sebastião

0
26

A Prefeitura de Filadélfia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, no último sexta-feira 10, no Hospital São Sebastião, o primeiro mutirão de cirurgias oftalmológicas de alta complexidade com recursos próprios do município. Foram feitas 10 cirurgia pterígio, 01 cirurgia de estrabismo e uma retirada de corpo estranho na cavidade ocular.

“É um marco para o município, pois é a primeira vez que é oferecida cirurgia oftalmológica, e nós, estamos procurando atender a proposta de ofertar uma saúde de qualidade, para que as pessoas encontrem no Setor Público o que costumam encontrar somente na esfera particular. A saúde que há muito tempo no nosso município precisava de atenção, está melhorando, e vai melhorar ainda mais a qualidade do atendimento e serviços com a reforma e ampliação do Hospital e Maternidade”, destacou o prefeito Louro Maia.

Segundo o secretario de saúde, Odejonnes Barbosa, os pacientes passaram primeiramente por uma consulta com o oftalmologista que encaminhou os casos cirúrgicos. “É um procedimento importante para o município que já conta com o atendimento oftalmológico. Agora, com a realização também de cirurgias, complementa a efetividade dos serviços e representa um benefício aos pacientes”.

Pterígio: É uma formação carnosa que avança sobre a córnea, geralmente do lado nasal. Trata-se de uma resposta do olho a um processo de irritação ocular crônica, em que a exposição à luz solar e ao vento contribui para o agravamento. Além do olho vermelho, o pterígio causa sensação de corpo estranho e ardor ocular. Não causa perda da visão, mas sua presença pode provocar alterações da córnea, com aparecimento de astigmatismos elevados, que muitas vezes não são corrigidos pelos óculos.

SEM COMENTÁRIO