Forró do Sfrega volta com tudo e reafirma a sua força e tradição nos festejos juninos

Há 22 anos a festa é um dos principais destinos no São João baiano.

0
110

Foto: Mateus Ross

O São João é uma das maiores festas do Nordeste e após dois anos sem os festejos juninos, 2022 chancelou a volta de uma das grandes paixões dos nordestinos. Marcando também o seu retorno à tradição, o Forró do Sfrega fez parte, mais uma vez, do São João baiano, fortalecendo a capital baiana do Forró, Senhor do Bonfim.

A edição 2022 do Sfrega contabilizou três dias de festa, milhares de apaixonados pelo São João e Sfregueiros de carteirinha, nove shows e mais diversas atrações nos espaços da festa, como DJ, quadrilhas, paredão, banda pífano e trio pé de serra. A realização do evento em Senhor do Bonfim aquece a economia local, levando turistas e visitantes para a cidade e gerando empregos diretos e indiretos para mais de 1.500 profissionais, que atuam na equipe de realização do evento ou se beneficiam do movimento gerado pela festa, dentro e fora da Fazenda Sfrega.

A dimensão do evento atingiu também cidades circunvizinhas, como Jacobina, Petrolina, Juazeiro, Filadelfia, Jaguarari e outras, que anualmente enviam representantes locais para aproveitarem uma das mais concorridas festas da região. O movimento de pessoas que se deslocam de suas cidades para curtir o Sfrega chega até a capital baiana. Só este ano foram mais de 10 ônibus, entre excursões e bate-volta, que levaram o público de Salvador para a Fazenda Sfrega.

Sfregueiros de vários cantos da Bahia e do Brasil compareceram em peso para reviver uma das festas juninas mais amadas da Bahia, aproveitar os serviços da festa, que incluem open bar e open food e curtir os shows de Gusttavo Lima, Jorge e Mateus, Xand Avião, Leo Santana, Nattan, Zé Vaqueiro, Dubdogz e Marcynho Sensação.

Nesta edição, o Sfrega contou com a parceria da Brahma, cervejaria oficial do evento, além do apoio da Prefeitura de Senhor do Bonfim, Rede UNIFTC, Comercial JRA, Hotel Novo Leste, Portátil Locações, Rainha FM, Recicle Mais, SAM Engenharia, Trevo Pneus, True Angels, Óticas Elô e iConect.

A produção do Sfrega já está ansiosa para a próxima edição e o planejamento está a todo vapor para a realização do evento em 2023. A expectativa é que a festa aconteça nos dias 23 e 24 de junho do próximo ano e promete ser ainda melhor que esta edição que marcou a retomada após 2 anos de muita saudade.

Ação Sustentável
Em mais um ano de parceria, o Forró Sfrega e a Exa Ambiental atuaram para preservação do ambiente, através de soluções sustentáveis, com foco em ações socioambientais. A iniciativa contribuiu para a inclusão da cooperativa de catadores de recicláveis – Coopera Bonfim – no evento, garantindo participação socialmente justa dos catadores/as no mercado da reciclagem.

Outros benefícios da ação são a geração de emprego e renda não só para os catadores/as de recicláveis, mas também para todos envolvidos no mercado da reciclagem. Destinação ambientalmente adequada dos materiais recicláveis para empresas recicladoras por meio da Coopera Bonfim. Destinação ambientalmente adequada dos rejeitos em aterro sanitário próprio e devidamente licenciado. Além de compensação das emissões de carbono oriundas dos geradores de energia elétrica por meio do plantio de mudas de árvores.

Foto: Mateus Ross
Foto: Mateus Ross
Foto: Mateus Ross
Foto: Mateus Ross

SEM COMENTÁRIO