Com discursos mais objetivos, porém, veementes, vereadores da base governista e da oposição usaram a Tribuna para o trato de questões que preocupam à população, mas divergiram quanto à linha argumentativa.
A AMEAÇA DA COVID-19.
Dourival Borges (PSDB) salientou a crescente de casos confirmados de covid-19 em Jaguarari e lamentou que o Município não oferecesse, até o momento, espaço adequado de tratamento a pacientes diagnosticados com vírus, ou com suspeita de contágio, de modo que esses fiquem isolados dos demais pacientes.
A preocupação de Dourival Borges foi referendada por outros pares – Márcio Gomes (PSDB) e Valdemilson Vieira (PT). Por outro lado, William Rogers (PcdoB), apesar de reconhecer a crescente de casos, salientou ser necessário que a população se conscientize quando à necessidade de imunização, já que muitos nem mesmo à primeira dose de vacina se submeteram.
INFRAESTRUTURA E ÁGUA
Saú Alencar (PSDB) pediu providências à Secretaria de Obras para conter danos às ruas de Pilar, provocados pela embasa e Zé Galego (PP) agradeceu ao Executivo Municipal por ações no campo da infraestrutura, a exemplo da inauguração recente de duas praças públicas (uma na Fazenda Volta e outra no povoado de Catuaba) e a edificação de passagem molhada de acesso à Fazenda Alagadiço. Mas pediu adoção de medidas para que seja assegurado o abastecimento de água aos moradores de Lagoa das Antas e a destinação de carro de apoio à saúde para Fazenda Saco (região distrital de Flamengo). No mesmo sentido, José Narciso (PT) salientou carências de água na região distrital de Juacema; informou que a população local tem sofrido e criticou os serviços, no seu sentir, mal prestados pela Central das Águas e também pela Cerb.
Márcio Gomes questionou parabenizações à gestão municipal; reiterou críticas à destinação de recurso auferido via empréstimo para uso em fim que não fosse o acesso regular à água. Valdemilson Vieira relembrou proposição que tivera aprovada para a constituição de comitê de crise hídrica, mas observou que até o momento não foram adotadas pelo Executivo Municipal medidas que efetivem esse propósito.
PROJETOS ENCAMINHADOS PARA AVALIAÇÃO DAS COMISSÕES PERMANENTES
Foram aprovados, por unanimidade dos presentes, os seguintes projetos: Projeto de Resolução n.º 14/2023: “Concede Título de Cidadão Jaguarariense ao senhor LEONARDO ÍRIS ALMEIDA DE VASCONCELOS” (Lourival Sandes); Projeto de Resolução n.º 15/2023: “Concede Título de Cidadão Jaguarariense ao senhor MARCO ANTÔNIO BARTILLOTE” (Lourival Sandes); Projeto de Lei nº 08/2023: “Denomina JOÃO BARBOSA DA SILVA (João do Passo) a quadra poliesportiva coberta do Povoado de Jacunã” (Valdemilson Vieira) e Projeto de Lei n.º 09/2023: “Denomina EDVALDO ANTÔNIO GONÇALVES DE ALMEIDA a Praça defronte ao Açougue Municipal, no Bairro Populares, na Sede do Município”(Franco Melo).
PROJETOS ENCAMINHADOS PARA AVALIAÇÃO DAS COMISSÕES PERMANENTES
Na mesma sessão, foram apresentados e encaminhados para análise das comissões competentes dois projetos: o Projeto de Lei n.º 15/2023, oriundo do Poder Executivo, que trata da Lei Orçamentária Anual (O PLOA-2024) e o Projeto de Lei n.º 10/2023, de autoria de Franco Melo, que visa o reconhecimento de entidade de classe (a ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES DE JAGUARARI – ADJ) como de utilidade pública. Ambos serão analisados e depois devem ingressar para votação em ordem do dia.
Fonte: ASCOM – Câmara de Vereadores de Jaguarari