A Justiça Eleitoral da 45ª Zona Eleitoral proferiu uma sentença que resultou na multa de R$ 5 mil para cada um dos representados, Valdonio Vieira e Valdir Alves, por divulgação de fake news. Os dois foram penalizados por disseminar informações falsas que afetavam a imagem do prefeito Renato Brandão e da candidata a prefeita Lourdineia Guimarães, nas eleições de 2024.
A acusação envolvia a alegação de que a Polícia Federal estaria investigando a cidade de Andorinha em um escândalo no transporte. Essa correlação foi criada pelos representados, causando confusão e desinformação no eleitorado, após um vídeo divulgado em rede de WhatsApp.
No presente caso, os representados compartilharam um vídeo em grupo de WhatsApp onde consta o início de uma reportagem veiculada pela TV São Francisco, contendo informações sobre uma operação da Polícia Federal ocorrida no último dia 18.06.2024.
O vídeo, após o corte, diz o seguinte: “ESCANDALO EM ANDORINHA!!! Você sabia que a empresa Piemonte da Chapada Transportes LTDA, envolvida no grandioso esquema de corrupção investigado pela Polícia Federal em diversas cidades do interior da Bahia, faz parte da Administração do nosso excelentíssimo Prefeito Renato Brandão? ACREDITE! Essa empresa recebeu da prefeitura de Andorinha apenas em 2023 mais de dez milhões de reais. A Piemonte é responsável pelo lixo, transporte escolar, transporte em geral, aluguel de máquinas, obras e reformas de escolas em nossa cidade.” Além do vídeo, foi publicada imagem do atual prefeito com a frase: E AGORA, JOSÉ?
A ação da Justiça Eleitoral visa coibir práticas que possam comprometer a integridade do processo eleitoral e garantir que os cidadãos tenham acesso a informações verídicas.
Fonte: Blog do Netto Maravilha