A Prefeitura de Senhor do Bonfim inaugurou na noite desta segunda-feira, dia 20 de novembro, um novo marco cultural para o distrito de Tijuaçu: o Centro de Convivência Cultural, anexo à Escola de 1º Grau de Tijuaçu. Este espaço, dedicado à arte, cultura e educação, será um local de encontro e aprendizado para os alunos durante a semana e estará aberto à comunidade nos finais de semana.
A cerimônia de inauguração iniciou com a apresentação do Samba de Lata de Tijuaçu, com a presença de Dona Genoveva, uma das fundadoras do grupo. A Professora Eliete Fagundes, diretora da escola, fez um discurso emocionante sobre sua jornada educacional e anunciou sua ascensão a Mestre.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Elizeu dos Tempeiros ressaltou a importância da obra e principalmente a valorização ao povo Negro. O vice-prefeito Elizeu Rios e o ex-vereador Carlos do Tijuaçu destacaram a importância do Centro para a valorização cultural do distrito. O prefeito Laércio Júnior ressaltou a relevância de Tijuaçu como a maior comunidade Quilombola do Brasil e elogiou o motorista Marcondes, da ambulância local. Ele também listou várias obras realizadas e planejadas pela prefeitura no distrito, incluindo melhorias na infraestrutura e saúde.
O prefeito também anunciou um festival de três dias em Tijuaçu, com atrações como Toque Dez, O Polêmico e Brega & Vinho, além de artistas locais, a ser realizado no próximo final de semana, dias 24, 25 e 26 de novembro.
O evento também foi marcado por apresentações culturais, incluindo a Percussão Batuque do Quilombo, a Dança Afro de Tijuaçu e para encerrar, o grupo Pagodão Bom D+, liderado por Xand Lu.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Sr. do Bonfim