Produtores rurais relataram prejuízos depois que rio da Ipueira, localizado na divisa entre as cidades de Monte Santo e Andorinha, transbordou.
O rio da Ipueira, localizado na divisa entre as cidades de Monte Santo e Andorinha, no norte da Bahia, transbordou na terça-feira (5), após a forte chuva que atingiu o município.
Segundo informações da Prefeitura de Monte Santo, apesar da chuva registrada nos últimos dias, o município está com decreto de situação de emergência por causa da seca e os produtores têm recebido auxílios para solucionar prejuízos.
A cidade de Capim Grosso, que também fica no norte doestado, registrou mais de 450 mm de chuva nos últimos dois meses. O volume é considerado grande para o curto período.
Por causa chuva que caiu na tarde de segunda-feira (4), moradores da sede e da zona rural tiveram casas invadidas pela água. Na terça-feira (5), a população começou a contabilizar os prejuízos causados pelo temporal.
Muitas pessoas perderam móveis. No entanto, não há informações sobre desalojados ou desabrigados no município.
Também por causa do temporal, estradas que dão acesso à zona rural ficaram danificadas. Um dos trechos foi a vicinal de Tigre, que segue em situação crítica nesta quarta, segundo a prefeitura da cidade.
Apenas motocicletas conseguem passar pelo local e muitos moradores estão ilhados na região.
Na sede da cidade, no bairro Planaltino, que passa por obras de esgotamento sanitário, um homem foi arrastado pela enxurrada após se desequilibrar. Ele passa bem.
De acordo com a Secretaria de Agricultura de Capim Grosso, as estradas afetadas pela chuva vão passar por manutenção depois que a chuva diminuir.
Segundo o superintendente da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), Heber Santana, subiu para 81 o número de cidades baianas afetadas pelas fortes chuvas. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (6).
“De ontem para hoje aumentou para 81 cidades que foram afetadas pela chuva, 44 com decretos em situação de emergência e é possível que esse número aumente. Março é um mês comum de chuvas, apesar que nos meses que não chovem tanto, choveu também”, disse o superintendente da Sudec.
As cidades que registraram situações mais graves por causa da chuva neste ano estão localizadas no oeste da Bahia: Cotegipe, Muquém de São Francisco e Wanderley. Nesses locais, mais de 3200 pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas.
Fonte: Por G1 BA e TV São Francisco