
Construída inicialmente para funcionar como Casa de Câmara e Cadeia da Vila Nova da Rainha, a edificação foi erguida em 1845, durante a administração do Padre Severo Cuim Atuá, passando a abrigar a Câmara Municipal, Juizados, Guarda Policial e a Cadeia Pública.
Quando assumiu o governo da Bahia, José Gonçalves da Silva autorizou uma grande reforma no paço municipal. Em 1893, o então governador da Bahia, Rodrigues Lima, apresentou à Assembléia Legislativa um relatório das ações de sua gestão, iniciada em maio de 1892.
Durante a gestão de Miguel Abrão Fahiel Filho, a partir de 1973, outra reforma alterou a estrutura, além da retirada dos cartórios e da cadeia pública, permanecendo apenas o Gabinete do Prefeito, Secretarias e a Câmara de Vereadores, que décadas depois também deixaria de funcionar no secular prédio.
Em 2022, a prefeitura foi interditada por conta de problemas estruturais e, recentemente, o governo do prefeito Laércio Júnior anunciou que terão início as obras de reforma e requalificação do prédio, que é um dos símbolos de Senhor do Bonfim.
Fonte: Blog do Tito Rocha & BDN