Com o Projeto de Lei nº 24715/2023 aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Bobô (PCdoB) reafirma o seu compromisso com os profissionais de Educação Física no estado. Agora, a categoria têm o Dia Estadual da Educação Física, que será celebrado sempre em 1º de março.
Segundo o projeto, “o poder público deverá promover debates, campanhas, seminários, palestras e outras atividades, especialmente nas repartições públicas, visando conscientizar a população sobre a importância da Educação Física”.
“Definir um dia para celebrar uma data importante ajuda a fortalecer essa atividade essencial para uma vida saudável em nossa sociedade. A categoria e as entidades que lhe representam poderão desenvolver iniciativas que promovam e valorizem a profissão. Além de propiciar uma reflexão junto à população sobre os benefícios da atividade física para a nossa saúde. Parabenizo a todos em nome dos professores Eldebrando Moraes, Lauro Gurgel e Fernanda Batista”, destaca Bobô.
Na Justificativa, o deputado lembra que, em 27 de dezembro de 1972, em reunião plenária do Conselho Universitário, foi aprovado a criação do primeiro Curso de Licenciatura Plena em Educação Física do Estado da Bahia. A primeira turma foi composta de 60 homens e 60 mulheres, em 1973.
A data escolhida tem relação com a primeira aula do curso de Educação Física da Universidade Católica, realizada no dia 1º de março de 1973. A criação do segundo curso na UFBA ocorrem em 1988 e hoje são mais de 100 cursos no estado.
Fonte: ASCOM – Bobô