A Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, em uma ação conjunta com o Governo do Estado, informa a disponibilidade do Palivizumabe, um anticorpo monoclonal específico contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), no Hospital Municipal Dom Antonio Monteiro (HDAM). Este medicamento é essencial para a proteção dos recém-nascidos contra a principal causa de infecções respiratórias inferiores nesta faixa etária.
O Palivizumabe, diferentemente das vacinas convencionais, é uma imunoglobulina que proporciona imunização passiva, oferecendo uma barreira protetora contra o VSR. Esta medida é especialmente relevante considerando que ainda não existe uma vacina específica para prevenir o vírus. O medicamento é indicado principalmente para crianças prematuras, com cardiopatia grave ou com doença pulmonar da prematuridade, fornecendo a elas uma proteção essencial nos primeiros anos de vida.
A imunoglobulina é recomendada para:
Recém-nascidos com menos de 29 semanas de idade gestacional no primeiro ano de vida;
Bebês nascidos entre 29 e 32 semanas, até o sexto mês;
Portadores de doenças cardíacas e pulmonares nos dois primeiros anos de vida, independentemente da idade gestacional.
A iniciativa coloca Senhor do Bonfim como um polo de referência na região macro norte, que englobam as cidades das regiões de Saúde de Senhor do Bonfim, Paulo Afonso e Juazeiro, evitando que os responsáveis pelas crianças necessitadas desse anticorpo tenham que viajar até a cidade de Feira de Santana em busca de tratamento.
A Coordenadora de Enfermagem do HDAM, Liz Bezerra, destacou o significado dessa conquista, afirmando que “Senhor do Bonfim, através do HDAM, representa uma referência na região macro norte, onde esses recém-nascidos tinham, muitas vezes, que se deslocar para a cidade de Feira de Santana. Hoje somos polo de referência, graças a um governo inteiramente comprometido com a saúde”.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Senhor do Bonfim