O Sistema de Reconhecimento Facial (RF) da Secretaria da Segurança Pública da Bahia identificou e localizou o milésimo foragido da Justiça nesta quarta-feira (16). O suspeito, que foi encontrado em Salvador, tinha mandado de prisão por homicídio.
Após ser identificado, o homem, que não teve o nome divulgado, foi alcançado por policiais militares e teve o mando de prisão cumprido.
Segundo a SSP-BA, neste ano 426 suspeitos foram localizados com a tecnologia, o que representa uma média de dois foragidos capturados por dia.
Dentre os mil foragidos capturados após identificação do Sistema de Reconhecimento Facial, 35,5% eram procurados por roubos. Além disso, cerca de 19,5% eram procurados por homicídios, 19,2% por tráfico de drogas e 5,4% por estupro.
Ainda segundo a secretaria, a tecnologia também encontrou pessoas procuradas por feminicídio, estelionato, extorsão mediante sequestro, porte ilegal de arma de fogo, organização criminosa, assédio sexual, associação para o tráfico, furto, Lei Maria da Penha, lesão corporal e dívida de pensão alimentícia completam a lista.
Primeiro identificado
A primeira pessoa presa após ser identificada pelo sistema foi um homem suspeito de homicídio. Ele foi encontrado no carnaval de Salvador em 2019, vestindo roupas de mulher do bloco As Muquiranas, um dos mais tradicionais da capital baiana.
O homem foi identificado como Marcos Vinicius de Jesus Neri, de 19 anos, e era procurado por ter matado um motociclista a tiros após ele passar em alta velocidade. O crime ocorreu no ano de 2017, em Lauro de Freitas, na região metropolitana.
O suspeito foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) em junho de 2018, sete meses depois do crime.
Na denúncia, o Ministério Público disse que o crime foi cometido por motivo fútil e que o motociclista não teve possibilidade de defesa, já que Marcos atirou no motociclista quando ele estava de costas.
Fonte: G1 BA